terça-feira, 2 de junho de 2009

Alimentação pós-atividade física


Exercício físico é essencial na perda de medidas indesejáveis, mas somente ele não é suficiente, uma alimentação adequada faz, sem sombra de dúvidas, a diferença. 

Cada tipo de exercício queima um certo tipo de substrato a fim de produzir energia para o corpo, as fontes primárias de energia são os carboidratos e as gorduras e as proteínas são utilizadas em último

 caso, quando o indivíduo entra em estado de inanição. No exercício moderado o corpo tende a queimar mais gorduras que carboidratos e no exercício mais intenso esse cenário se inverte, outro fator influenciador é o tipo do exercício, quanto a sua abrangência no corpo, se apenas parte dele ou ele todo, é exatamente esse último fator que muda o tipo de substrato utilizado na produção de energia.

Outro fator importantíssimo é a alimentação pós-atividade física, estudos comprovam que o tipo de alimento ingerido após o treino influi no metabolismo Os resultados novamente confirmaram que a insulina de nosso corpo tem capacidade de “limpar” as calorias de forma mais eficaz quando a refeição contém pouco ou nenhum carboidrato.”. 

Essa mesma pesquisa mostra que para indivíduos que praticam exercício físico freqüente, porém para fins estéticos ou de qualidade de vida a ingestão de carboidratos após o exercício físico somente atrapalha o “after burning” de calorias e os benefícios do exercício são praticamente anulados. Por outro lado, para atletas de alta performance é recomendado que se faça tal dieta após o exercício, porque as calorias perdidas são muitas podendo trazer ao atleta prejuízo metabólico. 

 

Bibliografia

JørnW. Helge, Bente Stallknecht, Erik A. Richter, Henrik Galbo and Bente Kiens, Copenhagen Muscle Research Centre, Department of Biomedical Sciences, Panum Institute and Department of Human Physiology,Institute of Exercise and Sport Sciences, University of Copenhagen, Denmark (2007)

Carta Capital - 11 de Fevereiro de 2009


Postado por Taís Senna

Nenhum comentário:

Postar um comentário